INSCRIÇÕES ENCERRADAS | 600 HORAS | INÍCIO MARÇO 2021

SOBRE O EVENTO

O Simpósio já está em sua 8ª edição e conforme a evolução da pandemia e condições sanitárias permitir, essa edição voltará a ser presencial. Mas no momento estamos considerando a versão híbrida.

COORDENAÇÃO

PROF. DR. PAULO AUGUSTO AYROZA GALVÃO RIBEIRO

Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 1987. Realizou Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia no período de fevereiro de 1988 a janeiro de 1990, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 

Obteve o TÍTULO DE ESPECIALISTA em Obstetrícia e Ginecologia da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia e Associação Médica Brasileira em 1990. Concluiu o Doutorado em Obstetrícia e Ginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 2003. 

PROFA. DRA. HELIZABET SALOMÃO AYROZA RIBEIRO

É professora assistente do departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Chefe do setor de Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Santa Casa de São Paulo e Professora da Pós Graduação na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Dedica-se à Ginecologia Minimamente Invasiva realizando cirurgias Laparoscópica, Robótica e Histeroscopia. 

• Mestre em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;

• Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO;

• Título de Habilitação em Laparoscopia e Histeroscopia pela FEBRASGO;

• Doutora em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;

CARGA HORÁRIA

Aulas teóricas: MARÇO a DEZEMBRO de 2021

Aulas Práticas: MAIO de 2021 a FEVEREIRO de 2022

Total de 600 horas:

Sala de aula e ensino a distância: 100 horas

Atividades práticas: 400 horas

Trabalho de conclusão (TCC): 50 horas

Atividades complementares: 50 horas

Atividades presenciais uma vez por mês, durante quatro dias (quinta a domingo).

Aulas expositivas utilizaremos o sistema de educação a distância com carga horária de aproximadamente 10 horas mensais (2h por semana).

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

O curso visa formar ginecologistas preparados técnica e eticamente para o atendimento das mulheres portadoras de afecções ginecológicas sejam estas de origem endócrino-metabólicas, genéticas, tumorais ou de origem congênitas. O aluno recebe treinamento visando o atendimento clínico e operatório, desenvolvendo simultaneamente a prática de simulações em modelos inertes. No programa também existe a iniciação científica dos alunos, tanto em estudos clínicos, feita dentro da Instituição, como em atividade experimental em laboratório, desenvolvida nas dependências da Unidade de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental de nossa instituição. A concepção escolhida tem por objetivo permitir aos alunos, na conclusão do curso, identificar linhas de pesquisa e prosseguir em carreira acadêmica em caso de interesse.

Nossa proposta pedagógica e prática tem amplo apoio das Associações de classe de nossa especialidade (FEBRASGO E SBE) e das empresas de materiais e insumos médicos utilizados na especialidade.

OBJETIVOS

Capacitar o profissional no diagnóstico e tratamento minimamente invasivo das pacientes portadoras de enfermidades ginecológicas e obstétricas, aperfeiçoando e apresentando as possibilidades de tratamento, seus princípios, aplicações, complicações e seqüelas.

Iniciar o profissional na pesquisa científica, fornecendo substratos na formação de novos pesquisadores.

Desenvolver técnicas e habilidades cirúrgicas, por meio de treinamento específico em laboratório de cirurgia experimental, empregando modelos de treinamento com material inerte, tecido animal e também em atividade cirúrgica assistida.

Gerar novos conhecimentos na áreas clínica e cirúrgica da obstetrícia e ginecologia, seja com desenvolvimento/aperfeiçoamento de técnicas endoscópicas ou por meio da sedimentação de conhecimentos prévios.

PÚBLICO-ALVO

Médicos com título de especialista em obstetrícia e ginecologia, Urologia e Cirurgia Geral, que buscam na Pós-Graduação lato sensu o aprimoramento do conhecimento teórico e prático no campo da laparoscopia, da histeroscopia e da ginecologia minimamente invasiva.

ENCONTROS PRESENCIAIS

Prováveis Datas em 2021:

25 a 28 de Março
29 de Abril a 2 de Maio
27 a 30 de Maio
24 a 27 de Junho
29 de Julho a 1 de Agosto
26 a 29 de Agosto
23 a 26 de Setembro
21 a 24 de Outubro
25 a 28 de Novembro
9 a 12 de Dezembro

Práticas em 2022:
28 e 29 de Janeiro
18 e 19 de Fevereiro

METODOLOGIA

Utilizaremos neste curso diversos recursos pedagógicos para oferecer ao aluno condições adequadas para a completa assimilação dos conteúdos e competências oferecidas. O conteúdo teórico será oferecido utilizando plataforma de aprendizagem virtual contemporânea e será administrado tanto de forma assíncrona como de maneira síncrona em reuniões online quinzenais com os alunos. Os conteúdos gravados serão preparados em estúdio apropriado com cuidado especial na qualidade pedagógica e audiovisual.

Utilizaremos também, para cumprir com a programação teórica do curso, reuniões mensais presenciais para discussão de casos clínicos e laboratório de diagnóstico por imagem em ginecologia. Para tal, contaremos com ambientes com recursos pedagógicos adequados e preparados para receber os alunos respeitando as normas sanitárias vigentes.

Para as práticas de simulação realística utilizaremos nosso laboratório de simulação em videoendoscopia que conta com 5 estações de treinamento equipadas com todos os equipamentos e instrumentais necessários para o desenvolvimento das competências estipuladas em nosso conteúdo programático.

Utilizaremos também, quando apropriado e atendendo às normas regulatórias para ética do uso de animais, nosso laboratório de cirurgias em animais para desenvolvimento das habilidades e competências que necessitem do modelo animal para seu desenvolvimento.

Por fim, empregaremos a metodologia de aprendizado supervisionado, preceptoria em campo operatório, na razão de 1 preceptor para cada dois alunos, para o aprimoramento das habilidades cirúrgicas específicas que não possam ser trabalhadas nos simuladores realísticos ou em laboratório animal.

Em resumo, propomos utilizar metodologia contemporânea, com amplo emprego dos recursos pedagógicos disponíveis na atualidade, criando e aplicando o conceito de aprendizagem progressiva, evolutiva e supervisionada.

Apoio:

Apoio:

Apoio:

Apoio:

Apoio e Supervisão:

Realização: